Zaga Mattos
CONVERSA NAS HORAS ZAGAS
Textos
NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE...
NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE...

Pronto! A Virada da Mega Sena lhe virou as costas. As despesas no supermercado, para aquela ceia pantagruélica com o leitãozinho de maçã na boca e fios de ovos dando charme ao chester, já foram deduzidas do limite bancário. Todos estão fugindo de tapinhas nas costas, por não terem usado o protetor solar... Resumindo: l'opera è finita! A hora é de arregaçar as mangas e ir à luta.
Não dá para parar. O verão começou há poucos dias. O Carnaval vem mais cedo. E o ano promete muitos feriadões. Enquanto isso o momento é de finais de semanas precedidos de orações e simpatias para dar tempo bom e curtir o ócio com dignidade. Tudo isso, porém, com os olhos na planilha do Excel: ali, em vermelho, as datas dos boletos, matrículas das crianças, IPTU e por aí vai. Acrescente as despesas das listas de material das escolas: resmas de papel sulfite, caixas de lápis de cor, etc, etc... Lembre-se que as crianças exigirão caixas de lápis colorido com quase meia centena de nuances. Não se preocupe: não serão 50 tons de cinza! A caixa conterá o ocre, rosa chiclete, púrpura, cinza quente, fúcsia, salmão, sépia, azul, vermelho, verde de todos os matizes... Mas elas usarão quatro ou cinco cores e os demais ficarão espalhados pela casa.
Sobre lápis de cor, uma observação: nas paletas de cores nunca encontrei a cebruno. Acho que não tem nenhum gaúcho pampiano dentre os dirigentes da indústria lapiseira. Se assim não fosse eles já colocavam na cartela de cores a cebruno, aquela em tom de barro escuro dos cavalos. Mas deixemos para lá o assunto, pois de tinta e de cor quem entende é o pintor.
Aproveitando o tom escuro lembremo-nos que o céu não está tão cebruno. Lá na linha do horizonte há uma réstia de luz anunciando dias luminosos para os milhões de brasileiros que recebem o salário mínimo. Sob os eflúvios natalinos que pairavam no ar, o Chefe da Nação liberou geral e deu um aumento de 17 reais (pena que não existe maiúsculas para os numerais) para o imenso contingente de assalariados, pensionistas e aposentados do INSS que se regalam mensalmente com o SM, abreviação outrora tão respeitada.
Mas fique tranquilo. Andei vendo as previsões dos bruxos, que ocupam grande espaço nas retrospectivas dos canais de TV, e nada foi antevisto nos búzios ou nas cartas sobre o fim do mundo. Para melhorar o animus há um detalhe importante: 2018 terá apenas duas sextas-feiras 13. Em abril e julho. O ano promete ainda algo melhor: Serão nove feriados nacionais e 5 pontos facultativos, sem contar os feriados estaduais e municipais, como o do Dia da Consciência Negra e aniversários das cidades.
Portanto, console-se diante dos boletos e faturas espalhados sobre a mesa. Você terá pela frente muitas oportunidades de festa no porvir.
Afinal, o circo está armado com seu calendário já pronto. Quanto ao pão, aí é outra história... Continue tentando a sorte no cassino da Caixa!

www.facebook.com/cronicas.zagamattos


Zaga Mattos
Enviado por Zaga Mattos em 03/01/2018
Comentários